Notícias Fecomercio

6 de dezembro de 2018

Endividados aumentam aplicação financeira, e segurança de crédito cresce


Pesquisa da FecomercioSP indica que houve aumento de 16,4% na parcela dos consumidores paulistanos com capacidade de pagar dívidas

A recuperação econômica começa a dar os primeiros sinais positivos do ano, pois o otimismo decorrente dos resultados eleitorais deve proporcionar um ambiente mais favorável para o consumidor ser mais ousado nos gastos e, com isso, alavancar as vendas no Natal.

A Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE) acompanha esse indício e mostra que, em novembro, o Índice de Intenção de Financiamento atingiu 46,8 pontos, ante os 43,8 pontos registrados nos dois meses anteriores. Isso mostra que 22,6% dos entrevistados declararam ter a intenção de comprar um produto com pagamento parcelado ou financiado nos próximos três meses, 1,4% a mais que em outubro.

De acordo com o indicador, elaborado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o número de endividados com aplicação cresceu (de 29,1% para 33,8%), e o Índice de Segurança de Crédito, que mede a capacidade do consumidor de pagar dívidas dessa categoria de entrevistados alcançou 67,7 pontos, aumento de 16,4%. Em contrapartida, o indicador de segurança dos não endividados caiu 3,9% e ficou em 95,7 pontos. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias